Desenhos Infantis

Os desenhos infantis são muito queridos pelas crianças. Elas passam horas vendo o seu desenho favorito. Mas se engana quem pensa que as séries animadas servem apenas para entreter os pequenos. Alguns são capazes de auxiliar no desenvolvimento pessoal e emocional. Entender como controlar as emoções, pensamentos e ações faz parte do que é chamado de função executiva que é um grupo de habilidades cognitivas essenciais para o pleno desenvolvimento infantil. É necessário que os pequenos tenham essas habilidades estimuladas para poderem desenvolvê-las. E é por isso que os desenhos infantis são tão importantes, pois alguns deles e alguns personagens dialogam com o tema de forma divertida. Entre tantos desenhos, sete deles tratam sobre o tema de maneira lúdica e de fácil entendimento para as crianças:

1. Pipo meu amigo Imaginário: A história fala sobre Pipo, um amigo imaginário que sempre auxilia as crianças a solucionar conflitos e a lidar com suas emoções. Em um dos episódios, Pipo ensina os pequenos a compreenderem as frustrações e aceitar as derrotas que podem acontecer de brincadeiras e jogos.

2. Daniel Tigre: O desenho é baseado no cotidiano infantil e integra de forma prática as experiências dos pequenos. Daniel, em um dos momentos fica triste em função das coisas não saírem como o esperado, mas ele aprende a lidar com essa irritação e entende que nem sempre as coisas saem do jeito que planejamos.

3. Diário de Mika: A série animada conta história da menina Mika, curiosa ela busca respostas para muitos assuntos. Em um dos episódios, ela ganha um irmãozinho e sente ciúmes dele e pensa que seus pais não a amam mais. Ela decide fugir para casa da vó e lá acaba refletindo e compreendendo o que está passando.

4. O Pequeno Mundo de Dante: Dante vive no Bosque das Cores com seus amigos e em um dos episódios seu colega fica muito bravo e seus amigos o ajudam a lidar com essa emoção e a se acalmar.

5. Cocoricó: O desenho não é novidade no mundo infantil, passou de gerações para gerações e dialogo muito bem com temas socioemocionais. No episódio “Tô com saudade” a personagem Lilica sente falta do pessoal da fazenda e com ajuda dos seus amigos consegue lidar com o sentimento.

6. Músicas animais: A plataforma infantil Playkids também tem uma série animada original do app que trabalha com o tema das emoções. Ela auxilia os pais como ensinar aos pequenos a lidar com seus sentimentos de forma divertida. São ensinadas para as crianças como dividir, como ter boas maneiras, respeitar a vez de cada um e tudo isso brincando.

7. Universo Z: Zi é uma menina muito curiosa, todos os dias quando volta da escola a pequena pesquisa em seu computador e tablet, personagens falantes, mais sobre o que aprendeu na escola. Além de aguçar a curiosidade da criançada, o desenho ajuda a entender e a lidar com as emoções, como ciúmes, frustração e como os amigos são importantes na hora de superar esses sentimentos.

 


voltar